Quando ir | Viagens ao Extremo | Coreia do Norte

QUANDO IR

O clima quente e temperado da Coreia do Norte se divide em quatro estações: primavera (de março a maio), verão (de junho a agosto), outono (de setembro a novembro) e inverno (de dezembro a fevereiro). As estações são secas com exceção da temporada similar a de monções no verão. Metade de toda a chuva que cai em Pyongyang durante o ano ocorre nos meses de julho e agosto. Alguns furacões também assolam a costa coreana, causando inundações e com ventos fortes.

A região sudoeste do país é a mais úmida, com a cidade de Wonsan contando com uma média de 1.400 mm de precipitação ao ano. Os ventos vindos da Ásia continental fazem os invernos na Coreia do Norte serem muito frios e secos, ficando mais frio e mais seco à medida que você segue para o norte. Além da alta umidade, as temperaturas em julho na Coreia do Norte chegam a uma média de 25ºC entre Nampo e Pyongyang, não descartados muitos dias com mais de 30ºC, chegando, em ondas de calor, aos 40ºC. A média de temperatura na capital durante o inverno é drasticamente oposta, chegando aos -8ºC e no topo do Monte Paektu, a -20ºC.

A temporada de chuvas, principalmente julho e agosto, é muito úmida, com tempo nublado e não tão adequada para fotografias, se você der azar. Em contraste, os dias com sol são belíssimos. As melhores épocas para viajar são de abril a junho e de setembro a outubro, quando o clima é mais ameno, seco e colorido, com muitas flores na primavera e no outono tudo se pinta de laranja e vermelho. Se houver algum dos Jogos de Massa, independentemente da época do ano, será uma época obrigatória para conhecer o país.