História: Idade Média | Viagens ao Extremo | Coreia do Norte

HISTÓRIA

IDADE MÉDIA

História

IDADE MÉDIA

Através das lutas do povo coreano pela independência, os estados escravagistas na Coreia começaram a ceder e se transformar em estados feudais no início do século 3. O primeiro estado feudal da nação coreana foi Koguryo, fundado no ano 277 a.C. Seu fundador foi Ko Ju-Mong. O estado fez um rápido progresso em assuntos militares, na economia, cultura e em outros campos.

Em meados do primeiro século, Koguryo ocupava um território que se estendia por 800 km em todas as direções. Após o século 4, expandiu seu território para o sul. No ano 427, a capital do reino, Jian, foi alterada para Pyongyang. Nessa época, Koguryo era um país poderoso com um território vasto de 2.400 km de leste a oeste e 2 mil km de norte a sul. Na região sul da península coreana foi estabelecido o estado de Paekje, no final do primeiro século a.C. e o estado de Silla, no início do primeiro século d.C. O período até metade do século 7, quando esses três estados existiram é chamado de Período dos Três Reinos.

Paekje durou até o ano 660 d.C. e Koguryo até 668 d.C. Em 698 surgiu Palhae, sucessor de Koguryo na região norte e, dessa forma, o reinado e, após, o reinado de Silla coexistiram até o século 10. Em 918, Wang Kon do reino Thaebongguk estabeleceram uma dinastia e se fundiram com Paekje e depois Silla, posteriormente absorvendo a população de Palhae no norte, que havia sido arruinado por forças estrangeiras. Como resultado disso, o primeiro estado unificado do povo coreano foi criado.

Ele designou que a capital fosse Kaegyong (a atual cidade norte-coreana de Kaesong) e renomeou o país como Koryo, como significado de sucessão a Koguryo. Koryo fez sua primeira política a externa, para reaver os antigos territórios de Koguryo e fez grandes esforços para construir politicamente, economicamente e militarmente a capital Pyongyang. Koryo viu então um grande crescimento em produtividade, cultura e em outras áreas, e foi nesse momento que o nome “Coreia” foi conhecido pelo mundo. Koryo existiu por 500 anos até 1392, o ano do estabelecimento da dinastia Joson, o último estado feudal da nação coreana. Joson durou mais 500 anos até perder sua soberania pela mão dos japoneses.

Rei Tongmyong e seu mausoléu

O rei Tongmyong, fundador de Koguryo, nasceu em 298 a.C. Seu nome de infância era Ju Mong, significando “arqueiro sagaz”. Após estabelecer o estado, ele o governou por 19 anos e faleceu em setembro de 259 a.C. Posteriormente ele recebeu o título de Sábio Rei Tongmyong. Em 427, quando a capital de Koguryo foi movida de Kungnaesong, sua tumba foi movida para Jian, na província de Jilin na China, e depois para Pyongyang, no distrito de Ryokpho.

O mausoléu do rei Tongmyong foi reconstruído em 1993 na ocasião do seu 2.290º aniversário. O mausoléu é dividido em tumba, Templo Jongnung e as tumbas dos súditos. Nas paredes existem pinturas com padrões florais de lótus.

Rei Wang Kon e seu mausoléu

Wang Kon, rei fundador de Koryo, era filho de Wang Ryung, chefe da cidade de Songak (na região de Kaesong), em 877. Em 896 ele se tornou chefe do castelo de Kaesong e então absorveu vários municípios e províncias na região sudoeste, criando uma base sólida para seu reino. Em 913 ele foi designado como oficial de alto escalão no reino de Thaebongguk e fundou Koryo, uma nova dinastia, em 918.

O mausoléu do rei Wang Kon foi reconstruído ao pé do Monte Songak na ocasião do seu 1.117º aniversário. Ele consiste de uma seção com a tumba no Portão Ryong e a parte do parque, fora do portão. A tumba de terra no estilo de Koguryo tem 8 metros de altura.

A vida coreana na Idade Média

Durante a Idade Média, os coreanos passaram por muitos problemas em prol de sua independência, durante os períodos Koguryo, Koryo e na dinastia feudal Joson. Os famosos generais patriotas Ulji Mun Dok e Yon Kaesomun de Koguryo, Kang Kam Chan de Koryo e outros generais e pessoas lideraram essas batalhas.

No período da Guerra Patriótica Imjin (1592-1598), a Coreia teve que lidar com uma forte invasão japonesa em todas as partes do país. Sob o comando do general Ri Sun Sin, a marinha coreana afundou vários navios de guerra do inimigo com um curioso navio em formato de tartaruga, o primeiro navio de ferro do mundo. É considerado um marco nas batalhas navais até hoje.

A Idade Média viu um grande progresso na cultura coreana. No Período dos Três Reinos houve grande avanço na astronomia, meteorologia, geografia, medicina, artes manuais, belas artes e outros setores. Armas feitas de aço, implementos rurais e itens de necessidade diária foram feitos em massa e também houve o desenvolvimento de objetos em ouro, prata e cobre.