Bandeira Real de Koryo
Koryo foi a dinastia e reino coreanos estabelecidos no ano 918 pelo Rei Taejo. É desta palavra, “Koryo”, que temos o nome em português “Coreia” (e o nome da atual companhia aérea norte-coreana, Air Koryo). Ele uniu os antigos Três Reinos no ano 936 e comandou quase toda a península coreana até ser tirado do poder por Joseon em 1392. Koryo expandiu as fronteiras até a atual cidade de Wonsan, no nordeste (936-943), o Rio Amrok em 993 e finalmente quase toda a Península da Coreia, em 1374.
A Tripitaka Koreana, hoje na Coreia do Sul, aberta a visitantes
Dois dos produtos mais notáveis desta época são a cerâmica e a Tripitaka Koreana – um cânone budista entalhado em aproximadamente 80 mil blocos de madeira, guardados (e ainda estão lá) em Haeinsa, Coreia do Sul. Súditos e oficiais de Koryo também criaram o primeiro tipo móvel de metal do mundo. O antigo impresso em prensa metálica mais conhecido e que sobreviveu aos dias de hoje é o Jikji, do ano 1377.
Em 668, Silla conquistou Paekje e Koguryo com uma aliança com a China da dinastia Tang, mas no século 9 ela já estava frágil, seus monarcas não estavam muito mais imaginativos e encontravam-se pressionados pelos poderes de estadistas. Muitos ladrões e condenados causaram tumultos e no ano 900, Gyeon Hwon se revoltou de Silla e passou a controlar a região de Jeolla; no ano seguinte, Gung Ye se revoltou das regiões do norte e criou Taebong.
Wang Geon, fundador da dinastia Koryo
Taebong caiu quando Wang Geon se revoltou e matou Gung Ye em 918; ele foi coroado como Taejo de Koryo em junho do mesmo ano. Silla foi tomada por Koryo e depois Paekje e se curvou a Koryo em 935. Em 936, Paekje se rendeu e Koryo, desta forma, manteve subsequentemente uma dinastia inquebrável que comandou a Coreia por 474 anos, apesar de o governo ter sido comandado por militares entre 1170 e 1270.
Túmulo real do rei Gongyang
No final do século 13, Koryo havia perdido muito do seu poder devido aos mongóis e sua dinastia Yuan. Apesar de o Rei Gongmin ter tentado livrar seu reino da dominação Yuan no século 14, o general Yi Seonggye se revoltou e depôs o Rei Gongyang em 1392, estabelecendo a si mesmo como Taejo de Joseon. O ex-rei Gongyang foi morto em 1394.