Como chegar | Viagens ao Extremo | Coreia do Norte

COMO CHEGAR

Saindo do Brasil, as opções são enormes para começar sua viagem, e as vantagens de preços e de companhias aéreas melhores que as outras também. Consideramos quatro grandes “grupos” de viagem. Não há voo direto do Brasil para Pequim, cidade de onde você obrigatoriamente sairá para a Coreia do Norte, então você pode fazer uma conexão no Oriente Médio, Europa, Estados Unidos ou África – aqui vai do gosto de cada um, ou dos preços – o que for mais conveniente. Até a China, as passagens costumam variar de R$ 4 mil a R$ 7 mil, dependendo da época e principalmente da companhia aérea.

Conexão no Oriente Médio

As outras opções de voos que partem do Brasil, fazendo escalas no Oriente Médio são da premiada Emirates, com conexão em Dubai, que vale a visita mesmo que seja no aeroporto somente – mas lembrando que todas essas empresas do Oriente Médio permitem um stopover de alguns dias nos países e auxiliam por telefone o passageiro a fazer seu visto.

Saindo dos Emirados Árabes, temos também a luxuosa e prestigiada Qatar Airways, com conexão feita na capital do Qatar, Doha. Todas essas três opções são excelentes e as tarifas variam bastante, por isso é bom pesquisar.

Conexão na África

Por mais estranho que pareça, existem duas opções de fazer sua viagem até a China com uma conexão na África. A viagem é feita com a Ethiopian Airlines e sai de São Paulo à 1h da manhã, chegando em Pequim às 17:30 do dia seguinte. O ponto negativo é haver uma escala em Lomé, capital do Togo e depois segue até Adis Abeba, capital da Etiópia, onde é feita a conexão direta para Pequim. A vantagem é que essa companhia, dentre todas as conexões possíveis para ir até a China, costuma ter muitos preços baixos se comparados às conexões europeias ou do Oriente Médio. A segunda opção é a TAAG, linhas aéreas de Angola, com conexão em Luanda.

Conexão na Europa

Aqui as opções são bem diversas, e as variações de tarifa também. As conexões na Europa podem ser feitas pela Air France (Paris), KLM (Amsterdã), Lufthansa (Frankfurt), Air China (Frankfurt), Alitalia (Roma), British Airways (Londres – geralmente o pior preço de todo o planeta), Espanha (Madri), Swiss (Zurique) ou Turkish Airlines (Istambul). As conexões na Europa costumam durar mais, tanto pelo esquema de segurança quanto pelos horários. A Air China, entretanto, possui bons horários de conexão em Frankfurt.

Da China para a Coreia do Norte

Essa é a parte fácil. A passagem para a Coreia do Norte irá estar sempre inclusa em seu pacote, que será, como padrão, feita pela Air Koryo, a companhia aérea estatal do país. Caso seu pacote seja personalizado e privativo, você terá a opção de escolher a Air China, que voa três vezes por semana para Pyongyang, mas recomendamos muito que você escolha a Air Koryo – faz parte da Coreia do Norte, da experiência. Veja mais sobre como é voar na emblemática companhia coreana aqui: Voando na Air Koryo.