Voando na Air Koryo | Viagens ao Extremo | Coreia do Norte

VOANDO NA AIR KORYO

A companhia aérea estatal da Coreia do Norte ficou famosa mundo afora por ser a única empresa aérea classificada como “uma estrela” numa categorização que vai até sete estrelas pelo sistema de classificação Skytrax. Ou seja, ela era (e ainda é) considerada a pior companhia aérea do mundo. E isso hoje é verdade? Desculpe desapontar, mas não. Basta ter alguma experiência e voar em algumas companhias aéreas para se ter um bom comparativo. Já voou na Gol ou na LATAM aqui no Brasil? Pois é, a Air Koryo (em voos internacionais, claro) é bem melhor.

Na chegada, somos recepcionados por mais que simpáticas e sorridentes comissárias norte-coreanas e podemos pegar um exemplar (ou mais) dos jornais muito disputados – um em coreano, estampando Kim Jong-Un e outro em inglês, The Pyongyang Times, também estampando Kim Jong-Un. Lembrando que na Coreia você nunca pode dobrar a foto do líder então os jornais são cuidadosamente dobrados com isso em mente. Faz parte da diversão de voar Air Koryo.

Apesar da Air Koryo ter um site e mostrar diversas rotas, não pense que será possível comprar ali sua passagem para Pyongyang. O site é um mistério e ninguém sabe como funciona (ou se funciona). Você receberá uma mensagem de erro ou será direcionado para o site oficial do governo da Coreia do Norte. O único modo de conseguir um ticket válido para sua viagem à Coreia do Norte é comprando um roteiro completo através de uma das agências acreditadas pelo governo do país – o que nos inclui, através de nossos representantes na China. Mas você nunca receberá a passagem em mãos, somente na chegada à China receberá as instruções de embarque e os horários. Mas não se preocupe, tudo dá certo em 100% dos casos. É possível que, em um pacote privativo personalizado, você voe com a Air China para Pyongyang, caso queira, mas em grupos a experiência será sempre com a Air Koryo, que recomendamos como parte da sua experiência de viagem para o país mais enigmático do mundo.

Chegando no aeroporto de Pequim, você verá que a Coreia do Norte é mais normal do que se imagina de fora, vendo seu voo à mostra nos quadros de partidas e check-in normalmente, como qualquer outro voo. Antes do voo você receberá pelo líder do seu grupo seu tão esperado visto para a Coreia do Norte (tire foto, pois você não volta com ele), que é um papel dobrado com sua foto e dados de chegada e saída do país. Sem ele não é possível sequer fazer o check-in na China. As malas são despachadas e entram em uma grade que nunca vi em outro lugar do mundo, separando as esteiras de despacho dos funcionários e viajantes. Você receberá seu cartão de embarque (que muitas vezes na ida vem com o símbolo da Air China, e não da Air Koryo) e você sempre seguirá com seu grupo pelo controle de segurança, até o portão, passando também pelo controle de imigração da China, que não apresenta reais problemas, especialmente pelo grupo e pelo visto norte-coreano em mãos.

Na chegada ao portão é que todos podem ver que, feliz ou infelizmente, os antigos aviões soviéticos famosos da Air Koryo, que lhe deram a categoria de uma estrela, foram substituídos. As aeronaves que fazem as rotas internacionais da Air Koryo são novas, de fabricação russa – Tupolev. Na entrada temos à escolha as publicações já mencionadas neste artigo – um jornal e uma revista em coreano e um jornal em inglês. As poltronas são confortáveis, mais espaçosas que o normal e de couro vinho e verde. Existe uma classe executiva no avião, para aqueles que fazem um roteiro personalizado, onde podem escolher classe no avião e também o hotel que desejam. É um voo mais do que adequado e confortável, levando-se em consideração que dura somente uma hora e meia. Não se assuste com o barulho do avião. É bem mais alto do que o barulho dos Boeings, Airbus e Embraer que estamos acostumados, mas é perfeitamente normal em um Tupolev.

A bordo você terá a experiência do famoso entretenimento, que não é feito em telas individuais como a maior parte das companhias aéreas disponibilizam em voos internacionais. Algumas telas descem do teto e durante todo o voo você irá ver a banda feminina preferida de Kim Jong-Un, com temática e visual militar e revolucionário.

Não tente tirar fotos das comissárias, elas ficam extremamente irritadas e colocam a mão no rosto – respeite os costumes coreanos, onde é algo extremamente ofensivo tirar fotos de pessoas sem seu consentimento (e, por sinal, deveria ser assim também por aqui).

Outro ponto famoso: o serviço de bordo. Sim, é oferecido o famoso hambúrguer com a “carne misteriosa” que ninguém descobriu ainda do que se trata, mas apesar do que dizem, não é a única comida oferecida pela Air Koryo. Eu mesmo já tive a experiência de comer um sushi (o que achei muito intrigante, pois coreanos do norte detestam japoneses) na rota Pequim – Pyongyang. As bebidas são inclusas e você pode escolher entre café, chá, água, cerveja ou um refrigerante também misterioso e colorido da Coreia. As comissárias quase não falam inglês, entendem somente as palavras básicas do cotidiano do que é oferecido ao passageiro. Tome a cerveja – é melhor do que qualquer um espera por ser a Coreia do Norte. E no país você terá mais do que inúmeras oportunidades de provar diferentes cervejas nacionais de lá também.

A descida logo começa e você poderá ver pela primeira vez a Coreia do Norte do alto, vendo um país bem rural. Dá aquele frio na barriga, pois será a primeira vez que você colocará de fato os olhos no mítico país com seu espaço aéreo restrito a aeronaves norte-coreanas.

Você, desembarcando, ficará impressionado ao descer em um aeroporto mais novo e moderno do que onde você embarcou na China. O novo aeroporto foi inaugurado em meados de 2015 e é impecável. A fila da imigração (não tenha medo) demora um pouco pois são poucos funcionários. Não se preocupe em responder perguntas, no máximo eles perguntam qual seu país caso não entendam (de brasileiros é normal perguntar, pois são poucos os que passam por lá e os oficiais não reconhecem o passaporte). Em todos os casos, você só entrega o passaporte com o visto e é a informação necessária para a imigração – os oficiais já tem tudo confirmado pela agência de viagens estatal.

A hora é de você pegar as bagagens logo ao lado da imigração, existem dois stands com livros patrióticos e água (muito importante, pois não pode tomar água da torneira por lá), além de outros itens. Mas nesse momento o importante mesmo é ficar com seu grupo. Você terá bastante tempo para explorar o aeroporto na volta antes do embarque. Existem várias lojas de free shop (sim, mesmo!) e uma cafeteria. Para quem está na classe executiva, há um lounge.

Enfim, a experiência de voar na companhia aérea nacional e patriótica da Coreia do Norte é bem agradável e causa uma boa primeira impressão no turista, desde os sorrisos, o conforto da aeronave e por ser literalmente o primeiro passo na nação mais fechada do mundo, que está nos primeiros passos para se abrir ao exterior. Aproveite cada minuto – você se lembrará deles para o resto da sua vida!