A Coreia do Norte, com 120 mil km² de área, é um pouco maior que o estado brasileiro de Pernambuco.
Em português, conhecemos o nome completo do país como República Popular Democrática da Coreia, mas a tradução do nome do país, do coreano, é “Terra da Calmaria da Manhã”.
O presidente e fundador da Coreia do Norte, Kim Il-Sung (1912-1994) nasceu com o nome Kim Song-Ju, mas trocou seu nome para Kim Il-Sung em 1935, nome este que significa “se tornar o sol”. Ele foi criado como presbiteriano e seu avô era um pastor protestante.
A palavra Korea, que se atribui a Marco Polo ter levado para a Europa, significa “terra de altas montanhas e riachos cristalinos”.
O Natal não existe na Coreia do Norte. Ao invés das comemorações natalinas, muitos norte-coreanos comemoram o nascimento da mãe do falecido líder Kim Jong-Il, em 24 de dezembro. Os norte-coreanos também não comemoram o Dia dos Namorados, mas ao invés disso, no mesmo dia comemoram o “Aniversário do General”.
O ponto mais alto da Coreia do Norte (e de toda a península coreana) é o Monte Paektu (“Monte da Neve Eterna”) com 2.744 metros de altura. A montanha é sagrada para todos os coreanos (do norte e sul) e, de acordo com a lenda, é o local de nascimento da civilização coreana.
O governo da Coreia do Norte controla estritamente todos os níveis da educação no país. A taxa de alfabetização é de 99% na população com mais de 15 anos de idade.
As mulheres na Coreia do Norte representam 49% da força de trabalho. Elas recebem cinco meses de licença-maternidade remunerada, e se uma mulher tiver três ou mais filhos, recebe o salário por oito horas diárias de trabalho, porém trabalhando somente seis. Nos anos 1990, existiam mais mulheres em posições governamentais na Coreia do Norte do que existiam no Brasil ou nos Estados Unidos.
A Coreia do Norte possui o quarto maior exército do mundo, com mais de 10 milhões de pessoas na ativa. Um em cada 25 cidadãos está alistado como soldado. O país possui o maior número de soldados per capita no mundo. Em 2001, a Coreia do Norte gastou mais de US$ 5 bilhões nas forças armadas, mais de 30% do PIB do país.
A praça central de Pyongyang, chamada Kim Il-Sung, é maior do que a gigantesca Praça Vermelha em Moscou.
A Torre da Ideia Juche, no centro de Pyongyang é feita de 25.550 pedras, uma para cada dia de vida de Kim Il-Sung.