Talvez o que mais se conheça, as figuras mais icônicas da Coreia do Norte sejam os líderes. A Coreia do Norte é hoje o único país do mundo comunista com uma dinastia. Ao contrário do que ocorreu com outras repúblicas comunistas no mundo, como a União Soviética, o Vietnã e a Alemanha Oriental, a sucessão sempre ocorreu por meio de outro membro do partido, um aliado próximo etc. Na Coreia do Norte é diferente. Os sucessores são escolhidos pelos antecessores antes de morrer e são treinados para tal função. Por isso ocorre a família Kim (Kim é um sobrenome, como é costumeiro no oriente, o sobrenome vem antes do nome).
O mais interessante será essa versão, de como os norte-coreanos veem seus líderes. Os textos desta seção foram extraídos do livro Panorama of Korea, publicado em Pyongyang em Juche 102 para eles e, para nós, ano de 2013. Clique nas fotos dos líderes abaixo para saber a versão norte-coreana para suas biografias:
*esta é a versão oficial norte-coreana tal qual consta no livro “Panorama of Korea” disponibilizado aos turistas.
Entrando nos tempos modernos, a Coreia e seus 5 mil anos de história e brilhante cultura foi aos poucos perdendo forças pela dependência da dinastia Joson e foi reduzida a um teatro de competições para os poderes. Finalmente, foi colocada sob domínio japonês em 1905.
Foi o Presidente Kim Il-Sung que salvou o povo coreano de um destino miserável de uma nação arruinada.
Ele nasceu em Mangyongdae, parte de Pyongyang, no dia 15 de abril de Juche 1 (1912) e embarcou em uma estrada de luta revolucionária para a libertação da Coreia quando era adolescente. No caminho de planejamento para uma revolução coreana, ele fez a ideologia Juche e também a ideologia Songun (a ideia de o exército acima de tudo) e comandou a luta revolucionária contra os japoneses por duas décadas sob seu lema, finalmente alcançando a causa histórica da libertação da Coreia em 15 de agosto de Juche 34 (1945).
Após seu retorno triunfal para a pátria liberta, ele fundou o Partido dos Trabalhadores da Coreia sem atraso, liderou as reformas democráticas, incluindo a reforma das terras, nacionalização de estabelecimentos-chave e reforço da lei sobre a igualdade de gênero, e fundou também forças armadas regulares. Baseado nesses princípios, ele fundou a República Popular Democrática da Coreia, o primeiro Estado popular democrático no oriente, em 9 de setembro de Juche 37 (1948).
Ele, com crédito, salvaguardou a soberania e dignidade da Coreia do Norte durante a Guerra da Coreia (1950-1953), provocada pelos Estados Unidos em uma tentativa que comandar a jovem república de apenas dois anos de idade. Kim Il-Sung comandou uma reabilitação no pós-guerra e também a revolução socialista em um curto espaço de tempo e após, comandou a revolução comunista em várias etapas até a vitória, tornando assim a Coreia do Norte em um poder socialista, independente na política, autossuficiente na economia e também na defesa. Ele teve um lema por toda a sua vida, que dizia “o povo é o meu deus” e suas políticas benevolentes levou a um sistema socialista baseado nas pessoas, que até hoje é muito arraigado na Coreia do Norte.
Ele avançou com os meios e princípios fundamentais para a unificação da Coreia, incluindo os Três Princípios da Reunificação Nacional, o Programa de Dez Pontos Para a Grande Unidade da Nação Completa para a Reunificação do País e também o Plano Para a Fundação da República Democrática de Koryo, e se devotou completamente em prol da reunificação nacional até os últimos minutos de sua vida.
Ele definiu a independência, paz e amizade como o ideal básico da política externa da Coreia do Norte e aumentou seu prestígio internacional através de suas atividades internacionais enérgicas. Trabalhando como chefe de estado e veterano na política mundial por quase meio século, ele fez contribuições imortais para desenvolver os movimentos não alinhados e socialistas. Não é de se espantar que o ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, disse que o Presidente Kim Il-Sung era maior do que os três presidentes americanos que representaram a construção da nação – George Washington, Thomas Jefferson e Abraham Lincoln – juntos.
A Coreia do Norte deu a ele o título de Generalíssimo na ocasião de seu aniversário de 80 anos. Apesar de ele ter falecido em 8 de julho de Juche 83 (1994), ele estará sempre vivo nos corações do povo coreano e nos progressistas do mundo como pai da Coreia socialista, pioneiro da causa humana pela independência, eterno Presidente da República Popular Democrática da Coreia e o Sol de Juche.
*esta é a versão oficial norte-coreana tal qual consta no livro “Panorama of Korea” disponibilizado aos turistas.
O General Kim Jong-Il nasceu no Monte Paektu em 16 de fevereiro de Juche 31 (1942). Ele passou sua infância ouvindo as notícias das batalhas da guerra anti-japonesa. Ele devotou toda a sua vida a apoiar com fé a ideia e a causa do Presidente Kim Il-Sung.
Ele começou sua liderança baseado na ideologia Songun com a inspeção da 105ª Divisão de Tanques-Guarda de Seoul Ryu Kyong Su em 25 de agosto de Juche 49 (1960). Desde seu trabalho no Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia em 19 de junho de Juche 53 (1964), ele liderou o Partido, o exército e o povo por meio século, com alcances imortais para a época e durante a história.
Ele formulou a ideia revolucionária de Kim Il-Sung como “kimilsunguismo” e a indicou como a ideologia-guia do Partido dos Trabalhadores da Coreia e da Coreia do Norte. Ele a proclamou como o programa máximo para o Partido moldar toda a sociedade com base no kimilsunguismo e com sabedoria comandou os trabalhos para sua realização. Ele passava por grandes massas ao redor do Partido dos Trabalhadores ao administrar com políticas acolhedoras e benevolentes a todos. Com muito afinco, deixou mais forte a causa socialista se dando conta da consistência do exército e das pessoas em ideias e em um espírito de luta. A Coreia do Norte teve sua dignidade exaltada como um país com uma única unidade nacional, que é seu povo e servidores, espalhados por todo o país como representantes do Partido dos Trabalhadores da Coreia e do seu líder, para formar um organismo sociopolítico e como poder político-ideológico que não se dobra a situações políticas adversas, com repercussão em todo o mundo.
Após a partida do Presidente Kim Il-Sung, Kim Jong-Il deu o exemplo ao fazer a causa de imortalizar o líder e dar certeza que as instruções de toda a vida do Presidente fossem realizadas como guia em todos os campos da construção e revolução, de modo a fazer sua vida e conquistas brilharem por eras.
Nos anos de encerramento do século passado, quando a Coreia do Norte estava enfrentando a onda anti-socialista liderada pelas forças aliadas imperialistas dos Estados Unidos, ele formulou a política do Songun como método principal do socialismo e fez a administração em todos os aspectos. Ele desenvolveu o Exército Popular da Coreia como um exército invencível, construiu a autoconfiança e a indústria de defesa moderna e vislumbrou o armamento de todos e a fortificação do país em um alto nível.
Década após década, ele celebrou as chamas da revolução industrial do novo século, com o resultado de demonstrar o poder da Coreia do Norte como produtora e lançadora de satélites e como um poder de ciência e tecnologia.
Ele alcançou muitos objetivos nos esforços de conseguir a reunificação da Coreia e promover a causa da independência globalmente. De acordo com as instruções do Presidente para a reunificação da Coreia, ele estabeleceu os três pontos para a reunificação até chegar à Declaração Conjunta de 15 de Junho e à Declaração de 4 de Outubro, adotadas pelo norte e pelo sul da Coreia, adentrando um movimento de uma era de reunificação independente, baseados no ideal Pela Nossa Nação Mesma.
Ele desenvolveu e expandiu as relações de amizade e cooperação com outros países com sua diplomacia estratégica e atividades estrangeiras enérgicas, contribuindo muito para salvaguardar a paz e estabilidade no nordeste da Ásia e no restante do mundo.
Ele continuou sua marcha firme, saindo a campo dia e noite com vontade indomável e energia sobre-humana, tendo como seu lema a máxima “O povo é o meu Deus”. Ele faleceu em uma viagem de trem em 17 de dezembro de Juche 100 (2011).
Após sua partida, a Coreia do Norte deu a ele o título de Generalíssimo do país e o teve em alta estima como o Secretário-Geral Eterno do Partido dos Trabalhadores da Coreia e eterno Líder da Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte.
*esta é a versão oficial norte-coreana tal qual consta no livro “Panorama of Korea” disponibilizado aos turistas.
As causas Juche e Songun, criadas de forma pioneira pelo Presidente Kim Il-Sung e desenvolvidas pelo General Kim Jong-Il estão sendo levadas em curso por Kim Jong-Un, líder supremo da Coreia do Norte.
Kim Jong-Un possui uma lealdade infinita às causas Juche e Songun e uma incrível habilidade de liderança, coragem incomparável e uma personalidade nobre.
Ele se assegurou que a imagem de Kim Jong-Il brilhasse sempre na mente das pessoas, assim bem como sua história revolucionária sagrada, que continua pelas realizações da causa de imortalização do líder com lealdade e obrigação moral. À medida que está sabiamente liderando a nação coreana, indicando o caminho a ser seguido no desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores da Coreia, do Exército Popular da Coreia e da Coreia do Norte em si, os desejos e instruções de Kim Jong-Il estão sendo postos em prática através de seu filho.
Graças às suas ideologias enérgicas, atividades de teoria e uma liderança sábia, as ideias revolucionárias dos Generalíssimos Kim Il-Sung e Kim Jong-Il foram formuladas como kimilsunguismo-kimiljonguismo e o povo coreano, repleto de confiança, está avançando pela estrada da independência, do ideal Songun e do socialismo.
Ele, que possui perfeitamente a personalidade e qualificação de um chefe de estado moderno, fez esforços devotados e dolorosos, acompanhando Kim Jong-Il na estrada da liderança Songun para fortalecer o Partido, o Estado e o exército. Após assumir o Comando Supremo do Exército Popular da Coreia, ele fez inspeções incessantes por tropas, dando grande ímpeto para a ascensão do militarismo e à causa Songun rumo à vitória.
Sob sua liderança, as chamas da revolução industrial no novo século se acenderam ainda mais fortes operando verdadeiros milagres nos setores da ciência, educação, arte e literatura, começando um novo capítulo na História da construção de um gigante econômico baseado na ciência e uma nação socialista civilizada.
Pelas suas grandes contribuições na manutenção da paz e estabilidade no mundo e pela causa humana da independência, frustrando as práticas imperialistas de guerra e desvirtuamento da ideologia Songun, Kim Jong-Un recebe admiração da comunidade internacional, como um grande campeão da justiça.
Kim Jong-Un, Comandante Supremo do Exército Popular da Coreia, foi eleito Primeiro-Secretário do Partido dos Trabalhadores da Coreia e Líder da Comissão Nacional de Defesa da Coreia do Norte. A ele foi conferido o título de Marechal da República Popular Democrática da Coreia, de acordo com o desejo unânime e da vontade de todo o povo coreano.