Regras | Viagens ao Extremo | Coreia do Norte

REGRAS

Por favor, note que apesar de fazermos o máximo para nossos clientes, você estará sob regras bem estritas sobre o que você pode ou não fazer, e elas não são negociáveis. Por exemplo: você não pode caminhar desacompanhado, há restrições fotográficas e câmeras de vídeo geralmente são proibidas. O principal problema é com jornalistas que tentaram entrar na Coreia de Norte através de nossos parceiros sem lhes informar de sua profissão. Em duas vezes essa situação os colocou em sérios problemas. NÓS NÃO PODEMOS LEVAR JORNALISTAS PARA A COREIA DO NORTE.

Você somente deve considerar visitar a Coreia do Norte se puder tolerar os seguintes pontos:

1) Na Coreia do Norte você estará sob constante supervisão dos guias e da segurança. A utilização de câmeras causa a maior parte dos problemas. Você só pode tirar uma foto quando seu guia permitir. Tirar fotos de soldados, em pontos de checagem, pobreza, fotos escondidas ou closes de pessoas sem sua permissão expressa irá causa sérios problemas. Fotografar enquanto estiver andando de um local para outro no ônibus também é proibido. Mesmo o que pudermos interpretar como uma situação “cotidiana” poderá causar problemas. É muito fácil se deixar levar e pensar que não está causando uma ofensa ou que não colocaria os guias em perigo. Não é o caso aqui e pedimos a nossos clientes que tenham uma atitude responsável, mesmo que ela faça você perder a oportunidade de uma foto. Se o grupo ganhar a confiança dos guias, você terá oportunidades sensacionais para fotografar e perderá muito pouco. As regulações da Coreia do Norte dizem que você não pode levar lentes com mais de 150 mm para o país.

2) Deixar o hotel sem os guias ou permissão expressa dos guias não é possível. Se você tiver uma necessidade de “tomar um ar fresco”, então uma caminhada casual à beira do rio é possível, mas somente acompanhado por um guia. É possível caminhar nos jardins de alguns hotéis que o possuam, mas por favor não leve a câmera fotográfica.

3) Nós somos “convidados” pela Coreia do Norte e, dessa forma, pedimos aos nossos clientes que respeitem os coreanos e suas crenças e sua visão dos líderes – isso envolve se curvar às duas estátuas de 20 metros de altura em Mansudae e em várias outras ocasiões. Mascar chicletes, chupar balas ou utilizar roupas não adequadas em locais de importância para os coreanos (como as estátuas em Mansudae de Kim Il-Sung e Kim Jong-Il, a Exibição da Amizade e Manyongdae – local de nascimento de Kim Il-Sung) irá ofender os guias.

Em todos esses casos, são os guias que ficam com problemas, não você. Se você estiver feliz e confortável em ser levado pelo “sistema” apesar dos pontos mencionados acima, então você terá uma experiência incrível. Se qualquer um dos pontos acima lhe causa desconforto, não é recomendada uma visita à Coreia do Norte, pois temos muitas experiências de guias sendo colocados em sérios problemas por turistas descuidados de suas ações.