O que é a Coreia do Norte? | Viagens ao Extremo | Coreia do Norte

O QUE É A COREIA DO NORTE

É difícil não se questionar sobre o que realmente é a Coreia do Norte. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o carismático país asiático não é um grande campo de guerra onde turistas não possam transitar (somente têm que seguir algumas regras básicas). É claro que soldados na rua existem, e locais pobres também. Mas existe uma comparação que somente quem foi para lá pode fazer: a Coreia do Norte se parece em muito com o Brasil.

Como assim? Na Coreia do Norte (ou Coreia, ou DPRK, como preferem ser chamados) temos imensos arranha-céus que estão sendo inaugurados a cada mês através das novas políticas do jovem líder Kim Jong-un. Existem pessoas mais abonadas, aqueles ligados ao governo e a população trabalhadora que mora em prédios feitos pelo governo para eles. E, ao contrário do que a mídia proclama, de que os roteiros turísticos feitos pela Coreia do Norte são pensados para que nunca se veja pobreza, são completamente falsos. Saindo de Pyongyang você verá lavradores pobres. Igualzinho aqui em nosso país.

Portanto, é bom deixar de lado o pré-conceito e preconceito que impera em todo o mundo ocidental (e também no oriental!) sobre esse país magnífico com pessoas que são sempre sorrisos para os visitantes e dão seu máximo para agradar os estrangeiros – seja você brasileiro ou americano.

Geografia

A Coreia do Norte fica na metade norte da Península da Coreia, de um lado, através do mar, fica a China, bem próxima da capital chinesa, Pequim. Do outro lado está o inimigo Japão, país com o qual os coreanos sofreram durante séculos, como você poderá ver em nossa seção História da Coreia do Norte. Como tudo por lá, a Coreia do Norte possui um fuso horário diferente de todos à sua volta, estando a 8 horas e meia a mais que o horário de Greenwich. Quando não estamos em horário de verão aqui no Brasil, a diferença de horário até a Coreia é de incríveis 11 horas e meia!

O território da península coreana inclui mais de 3 mil ilhas ao seu redor, tendo 223.935 km² (contando os dois países juntos, como sempre se faz por lá em dados oficiais). Contando-se somente a Coreia do Norte, ela possui 123.138 km². De todo esse território, a maior parte é composta por montanhas altas e baixas planícies adequadas à plantação. Na divisão da península da Coreia após o final da Segunda Guerra Mundial, o Norte acabou ficando com a parte montanhosa, onde faz fronteira com a China e a Rússia, e o sul com as planícies férteis. A Coreia do Sul só faz fronteira terrestre com a Coreia do Norte e nenhum outro país.

A grande Cadeia de Montanhas Paektu saem do Monte Paektu, o ponto mais alto da Coreia do Norte e local mais do que sagrado por motivos diversos (incluindo o que dizem ser o local de nascimento de Kim Jong-il. O Monte Paektu é um vulcão com um lago dentro de sua cratera e é, certamente, um dos locais mais belos do mundo. No inverno, é praticamente como estar nos Alpes. O Monte Paektu, além do mais, tem simbologia histórica pois foi nessa região que se concentraram os rebeldes anti-japoneses, liderados pelo Presidente Kim Il-Sung para libertar o país e é uma montanha sublime para os coreanos – e não só os do Norte!

O clima

A Coreia do Norte fica localizada na zona temperada e todas as estações do ano são bem delimitadas. A temperatura média anual é de 10ºC, com precipitações entre 1.000 a 1.200 milímetros.

O clima é bem influenciado por ventos característicos das estações. No inverno, a maioria dos dias é de céu limpo devido aos ventos de noroeste e no verão os ventos costumam trazer chuva pesada e forte calor, enquanto durante o outono e primavera, os ventos continentais e oceânicos oscilam e normalmente faz um pouco de calor.

Flora e fauna

Existem mais de 8 mil espécies de animais na Coreia do Norte, dos quais aproximadamente 1.400 são vertebrados. Existem cerca de 20 espécies de animais nativas da Coreia, incluindo o tigre, o veado d’água, o pica-pau preto de barriga branca, e uma curiosa cobra de três listras.

Existem mais de 9 mil espécies de plantas na Coreia do Norte, sendo uma flora muito diversa, incluindo plantas medicinais e o ginseng. Famoso aqui no Brasil, essa raiz coreana possui eficácia farmacológica e longevidade, agindo sobre o cérebro e acredita-se combater o câncer.

A experiência de estar na Coreia do Norte

Falar “surreal” chegaria a ser clichê. Mas o é. Você não verá armas de destruição em massa (a menos que vá a uma parada militar, que ao contrário que o ocidente pensa, não ocorre todo final de semana), verá muitos prédios lindos e prédios da época da União Soviética bem antigos, a parte de energia é um pouco complicada sim (especialmente fora de Pyongyang), mas tudo o que vemos sobre o país é bem distorcido. Lembro que são poucas as notícias que vemos vindas diretamente de Pyongyang, aquelas que mostram a senhora coreana falando com vívida emoção as notícias. A maior parte do que sabemos aqui vem de Seul, na Coreia do Sul. Muitas são especulações para aterrorizar o mundo de que os norte-coreanos são os grandes vilões. Venha conhecer esse povo simpático, sorridente e hospitaleiro conosco aqui no Coreia do Norte Brasil!